Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2018

Lei e Graça - As duas Alianças



"Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (João 1.17)

INTRODUÇÃO

A bíblia é o livro sagrado dos cristãos. É um conjunto de livros inspirados que formam as Sagradas Escrituras. Como um livro, a bíblia tem duas grandes divisões - a histórica e a teológica. Historicamente a bíblia está dividida em Antigo Testamento e Novo Testamento. E, teologicamente ela se divide em Lei e Graça.  O Antigo Testamento revelou a Lei que veio desde Gênesis até a morte de Cristo no Calvário. O Novo Testamento que começou com a morte de Cristo, revelou a graça salvadora que trouxe salvação a todos os homens (Tito 2.11). A graça se revela em sua plenitude na Nova Aliança que foi inaugurada pelo sangue de Cristo derramado no madeiro, quando Ele cumpriu toda a Lei. Ambas as alianças foram seladas com sangue; a primeira com sangue de animais e a segunda, com o sangue do Cordeiro de Deus – Jesus. Neste estudo, estarei comentando a respeito das duas grandes alianças que Deus fez com o homem.  
     
DEFINIÇÃO DO TERMO ALIANÇA

A bíblia menciona o termo Aliança 279 vezes de Gênesis a Apocalipse. Em hebraico é “berith” e em grego é “diatheke”. É uma palavra que define um pacto, um acordo ou contrato firmado entre duas partes, como o matrimônio, por exemplo. Há alianças que os homens firmam entre si, mas aqui trataremos de alianças no sentido bíblico que são as firmadas entre Deus e os homens. Na bíblia encontramos Deus estabelecendo alianças particulares com homens, como: com Noé (Gênesis 6.18); com Abraão (Gênesis 15.18 ; 17.2-14); com Isaque (Gênesis 17.19-21) ; com Daví (Salmos 89.3) e outros. Mas em termos gerais, Deus fez duas grandes; a primeira somente com os hebreus no Sinai e a segunda com judeus e gentios no monte Calvário. A primeira escrita em tábuas de pedras (Êxodo 24.12); a segunda e última escrita nas tábuas de carne do coração e na mente dos crentes (2Corintios 3.3 ; Hebreus 10.16,17). Todas as alianças, tanto as que Deus fez particularmente com os patriarcas, como as com o povo hebreu e com a humanidade em geral foram firmadas em promessas.

A PRIMEIRA ALIANÇA REVELADA NO ANTIGO TESTAMENTO

A primeira Aliança foi feita ao pé do monte Sinai com o povo de Israel, quando este havia saído do Egito, depois de um cativeiro de 430 anos e caminhava rumo à terra prometida. Moisés, o levita, foi o mediador dessa aliança, quando este escreveu no livro os estatutos e juízos ditados por Deus e os entregou ao povo, assim como também entregou as tábuas com os dez mandamentos, escritos pelo dedo do próprio Deus (Êxodo 31,18 ; Deuteronômio 9.10). Por isso, a Lei de Deus é também chamada de a Lei de Moisés (Deuteronômio 4.44 ; Josué 23.6 ; Malaquias 4.4 ; Lucas 2.22 ; Atos 13.39, etc). Antes de subir ao monte para receber de Deus as tábuas da primeira aliança, Moisés leu a Lei aos ouvidos do povo, que já haviam sido escritas por ele próprio no livro, por determinação de Deus, onde o povo se comprometeu a obedecer tudo o que nele estava escrito (Êxodo 24.3,4). Diante de tal juramento e comprometimento, Moisés ordena alguns jovens sacrificarem animais, pois até então, Israel não havia transgredido os mandamentos e todas as 12 tribos eram uma nação e um reino sacerdotal. Assim, qualquer hebreu, sem distinção, poderia sacrificar ao Senhor (Êxodo 19.6). Moisés pegou o sangue desses animais imolados e pôs uma parte em bacias e a outra aspergiu sobre o altar (Êxodo24.6). Em seguida, Moisés mais uma vez lê a Lei aos ouvidos de todo o povo que reitera o compromisso de obedecer tudo o que o Senhor havia falado (Êxodo 24.7). Então, Moisés sela a primeira Aliança com sangue de bezerros. "Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras." (Êxodo 24.8).

OS DEZ MANDAMENTOS

Os dez mandamentos escritos em tábuas de pedra, fazem parte da primeira aliança e que são o resumo das 613 leis, estatutos e juízos dados por Deus, por intermédio de Moisés ao povo hebreu (Malaquias 4.4). Paulo, o apóstolo dos gentios ensina que os dez mandamentos vieram como um ministério de condenação e morte (2Corintios 3.7-9). E de fato foi assim, pois quando os filhos de Israel quebraram pela primeira vez a aliança, fazendo o bezerro de ouro para adorar, uns três mil israelitas foram mortos pela espada dos próprios irmãos levitas (Êxodo 32.27,28). Foram mortos por violarem os dois primeiros mandamentos que diz: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Êxodo 20.3-5). Assim, qualquer violação de algum dos dez mandamentos incorria na morte do transgressor. Como exemplo, cito mais três, além dos dois primeiros já mencionados, como: 1. A violação do dia de sábado: "Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo." (Êxodo 31.14); 2. A violação do mandamento de não adulterar: "Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera." (Levítico 20.10);e 3. A violação do mandamento de não honrar pai e mãe: "O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto." (Êxodo 21.15). Estes são alguns dos exemplos que mostram porque os dez mandamentos vieram como ministério de condenação e morte.

A LEI ERA UM CONJUNTO DE 613 PRECEITOS, ESTATUTOS E JUÍZOS.

"Guardai, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e cumpri-os, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para habitar nela." (Levítico 20.22).

A primeira aliança tinha como base a Lei composta de 613 mandamentos e não apenas 10. Ela foi uma aliança exclusiva com o povo de Israel que haveria de tomar posse da terra prometida - a terra de Canaã. Estrangeiros que vieram do Egito e que peregrinaram com os hebreus, passaram também a habitar na terra de Canaã. Contudo, eles só seriam participantes das promessas feitas a Israel, caso também obedecessem estes estatutos.  "Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós;" (Levítico 18.26). E a primeira regra para um estrangeiro ser participante das bênçãos dadas a Israel, seria a aliança da Circuncisão, conforme Deus fez com o patriarca Abraão uns 400 anos antes de instituir a Lei (Gênesis 17.11,12). E uma das bênçãos que os estrangeiros passariam a ter como observadores da Lei de Moisés era o direito a serem sustentados pelos dízimos dados pelos hebreus, como um ato de justiça e misericórdia, pois semelhantes aos levitas, eles não tinham herança na terra. (Deuteronômio 14.29,29 ; Malaquias 3.5). Saliento que entre o povo de Israel, a circuncisão é o sinal externo que define a antiga aliança com uma marca no corpo (Gênesis 17.11).

A PROMESSA DA ANTIGA ALIANÇA E O PACTO DA CIRCUNCISÃO

"Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;" (Romanos 15.8).

Como já antecipei ambas as alianças foram firmadas em promessas. Com o povo de Israel, a aliança seria mediante o rito da circuncisão que é um ato do homem em resposta ao pedido de Deus. Ao povo de Israel Deus prometeu a Abraão e a Isaque a posse da terra de Canaã (Êxodo 6.4). A circuncisão seria a marca que identificaria o povo de Israel como propriedade e tesouro peculiar de Deus entre todas as nações (Êxodo 19.5). A obediência ao pacto da circuncisão era tão importante a ser obedecido pelo israelita, que o próprio Deus quis matar o primogênito de Moisés, no caminho para o Egito. Isto porque, ele não teve o cuidado de circuncidá-lo, conforme a aliança feita com Abraão. Ele só não morreu porque sua mãe, Zípora entendeu a vontade de Deus e circuncidou seu primogênito (Êxodo 4.24-26). Antes de entrar na terra prometida, conforme a promessa de Deus, Josué, sucessor de Moisés, é instruído pelo próprio Deus a circuncidar todos os hebreus que haviam nascidos no deserto. Somente tomariam posse da promessa de entrar na terra prometida quem se submetesse ao pacto da circuncisão (Josué 5.2-8).

As promessas feitas a Israel não dizem respeito aos gentios ou a igreja. Eis o motivo que o próprio Cristo que veio para cumprir a Lei foi circuncidado ao oitavo dia, conforme o mandamento (Lucas 2.21). Por isso que Paulo, o apóstolo dos gentios advertiu aos crentes gentios da Galácia que estavam se deixando seduzir pelos judaizantes a se circuncidarem, dizendo: "E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei." (Gálatas 5.3). Somente Jesus cumpriu toda a Lei.

A NOVA ALIANÇA

"Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar." (Hebreus 8.13).

A Nova Aliança também conhecida como Novo Testamento foi inaugurada na Cruz. Ela não começou na manjedoura com o nascimento do Messias, mas na cruz que foi o último altar, onde foi oferecida a última e perfeita oferta, o Filho Unigênito do Pai (Efésios 5.2). Do seu nascimento até sua morte, Jesus viveu debaixo da Lei e no cumprimento da Lei (Mateus 5.17). Assim, o Novo Testamento só passou a valer quando Ele expirou após bradar na cruz: ESTÁ CONSUMADO! “Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?” (Hebreus 9.16,17). Assim como Moisés foi o mediador da primeira e Antiga Aliança que expirou na cruz, Cristo foi o mediador da Nova que foi selada com o seu próprio sangue, o que a torna superior a antiga. “E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna” (Hebreus 9.15).

PARALELOS ENTRE A ANTIGA E A NOVA ALIANÇA

Vamos traçar um paralelo entre a Antiga e a Nova Aliança, como:

a). Na primeira e Antiga Aliança as Leis de Deus foram dadas em tábuas de pedras como ministério de morte e condenação e quem violasse um só de seus preceitos morreria (2Corintios 3.7); na segunda e Nova Aliança as leis de Deus foram gravadas nas tábuas de carne do coração e nas mentes dos crentes. "Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:" (Hebreus 10.16).
b). Na primeira e Antiga Aliança exigia um selo de compromisso que era a Circuncisão (Levítico 12.6); na Nova Aliança a circuncisão é no coração pela fé. "No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo;"  (Colossenses 2.11).
c) Na primeira e Antiga Aliança, os ministros eram os descendentes de Levi apenas (Números 18.6); na segunda e Nova Aliança, todos somos ministros. "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica."  (2Coríntios 3.6).
d). Na primeira e Antiga Aliança, somente os descendentes de Arão da tribo de Levi exerciam o ministério sacerdotal (Êxodo 28.41); na segunda e Nova Aliança, todos são feitos sacerdotes. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (1Pedro 2.5).
e). A primeira e Antiga Aliança necessitava de um santuário terrestre físico para adoração (Hebreus 9.1); na segunda e Nova Aliança, somos o templo e habitação de Deus. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Coríntios 3.16).
f) Na primeira e Antiga Aliança, somente o sumo sacerdote descendentes de Arão tinha acesso à presença de Deus e uma vez ao ano (Hebreus 9.7); na segunda e Nova Aliança todos os que creêm tem acesso ao Pai a qualquer momento, pelo véu que foi rasgado. “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hebreus 10.19,20).
g). Na primeira e Antiga Aliança era preciso levar oferta no altar para ter os pecados cobertos (Levítico 5.5-13); na segunda e Nova Aliança a dívida com a Lei foi paga no altar da Cruz de uma vez por todas. “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” (Colossenses 2.14).
h). A primeira e Antiga Aliança precisava de um sacerdote humano para mediar entre Deus e os homens (Hebreus 5.1); na segunda e Nova Aliança Cristo é nosso sumo sacerdote celestial eterno. "Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão."  (Hebreus 4.14).

Ainda poderia mostrar outros exemplos de diferenças entre a Antiga e a Nova Aliança, mas vamos parar por aqui, por enquanto.

AS PROMESSAS DA NOVA ALIANÇA

"Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda." (Hebreus 8.6,7).

As Escrituras que são as fiéis Palavras de Deus não mentem, elas afirmam que a Nova Aliança está firmada em melhores promessas. Em relação a Antiga cuja promessa era a posse da terra de Canaã, na Nova Aliança temos:

a). A promessa da presença constante de Cristo onde estivermos seja em que lugar for. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18.20).
b). A promessa da presença do Espírito Santo. "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" (João 14.16). “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa."  (Efésios 1.13).
c). A promessa de sermos arrebatados e de reinarmos com Ele. "Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1Tessalonicenses 4.17).
d). A promessa de participarmos de Sua Natureza divina. "Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo." (2Pedro 1.4)
e). A promessa de habitarmos na nova terra onde habita a justiça: "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2Pedro 3.13).
f). A promessa da Vida Eterna. "E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna." (1João 2.25).

Muitas gloriosas promessas a Nova Aliança ainda nos garante por meio de Jesus o autor e consumador de nossa fé, pois As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.”  (1Coríntios 2.9)

CONCLUSÃO

A Nova Aliança não nos faz promessas de nos tornarmos ricos e prósperos materialmente neste mundo. E isso, só conseguimos com trabalho honesto e esforço. As promessas da Nova Aliança neste mundo estão relacionadas a uma vida de comunhão e plena paz, mesmo em meio às tribulações e perseguições que sofremos por amor a Cristo, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.  (Atos 14.22). As promessas da Nova Aliança estão relacionadas ao mundo vindouro que nos foi preparado (Hebreus 11.39,40). Por isso, os falsos profetas amantes do dinheiro e das riquezas deste mundo, se valem das promessas do Antigo Concerto para criarem suas teologias sobre prosperidade e ainda torcendo os textos para conseguirem seus intentos, pois não encontram base para isso nos escritos do Novo testamento.

O velho Testamento teve sua lição por Cristo abolida no que diz respeito aos ritos e cerimoniais (2Corintios 3.14). No entanto, a Lei onde o velho testamento foi firmado não foi abolida. Ela continua em pleno vigor, devendo ser obedecida pelo povo ao qual ela foi dada – o povo judeu. Somente as leis relativas ao templo, como o sacerdócio levítico, os sacrifícios, as ofertas, os dízimos e primícias não podem ser obedecidas, pois o templo não mais existe e, segundo a lei, somente no templo esses ritos deveriam ser praticados.

"Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde." (Gálatas 2.21).

Em Cristo,

Reginaldo Barbosa
Sta. Bárbara do Pará

7 comentários:

  1. Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado. Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos (Sl119:93-94) A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é ilimitado.(Sl119:96) O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo.(Sl119:98)

    Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;(1Jo5:3)

    Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12)
    Os preceitos do Senhor estão bem claro na lei e na graça , mas o direito do dízimo passou agora para os ministros da ordem do Sacerdócio de Melquisedeque. (Hb7:12) (Hb7:15-17) (Hb7:8) (Hb8:4) (Hb7:6) VIVER NA GRAÇA NÃO É VIVER 100 PRECEITO E 100 MANDAMENTO!!! Quem ensina isso distorce a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "VIVER NA GRAÇA NÃO É VIVER 100 PRECEITO E 100 MANDAMENTO!!! Quem ensina isso distorce a palavra de Deus".

      Pura verdade. Por isso, mostrei as diferenças entre uma aliança e outra.

      Vamos traçar um paralelo entre a Antiga e a Nova Aliança, como:

      a). Na primeira e Antiga Aliança as Leis de Deus foram dadas em tábuas de pedras como ministério de morte e condenação e quem violasse um só de seus preceitos morreria (2Corintios 3.7); na segunda e Nova Aliança as leis de Deus foram gravadas nas tábuas de carne do coração e nas mentes dos crentes. "Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:" (Hebreus 10.16).

      Excluir
  2. Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado. Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos (Sl119:93-94) A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é ilimitado.(Sl119:96) O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo.(Sl119:98)
    Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;(1Jo5:3)

    Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12)
    Os preceitos do Senhor estão bem claro na lei e na graça , mas o direito do dízimo passou agora para os ministros da ordem do Sacerdócio de Melquisedeque. (Hb7:12) (Hb7:15-17) (Hb7:8) (Hb8:4) (Hb7:6)
    Quem diz que receber e entregar o dízimo é coisa de levita tá errado (Hb7:6) Quem diz que cristão não pode entregar o dízimo na igreja porque é pecado também está errado. Conclusão: O ato de denegar o direito do dízimo aos ministros do N.T. é ilegal e imoral e não tem nenhuma base bíblica.

    ResponderExcluir
  3. Muito aplausiva o estudo obrigado CONCERTESA meu entendimento espiritual está de acordo com a mensagem

    ResponderExcluir
  4. A VERDADE, VERDADEIRA.
    O DÍZIMO de MALAQUIAS 3. 8 a 12. Que os Missionários e Pastores pregam como sendo para este tempo O NOVO TESTAMENTO. Nada mais é como uma FALTA DE VERDADE. Dizer que MALAQUIAS 3. 8 a 12, esta nos direcionando a também DIZIMAR como os JUDEUS, em OBEDIÊNCIA A DEUS E A SUA PALAVRA, é de uma falta de TEMOR e de HONESTIDADE sem limite. Bem, eu já li e reli a BÍBLIA inteira, em ESTUDOS sobre o DÍZIMO, e já fui dizimista por 25 anos FIEL, mais não tinha SABEDORIA. Hoje posso dizer, O DÍZIMO de MALAQUIAS 3. 8 a 12 diz bem claro é só ler MALAQUIAS 1 e 2 que no 3 o entendimento vem a mente. E e não só o 3. 8 a 12, quem ROUBAVA O SENHOR era os SACERDOTES e não os que devolviam o DÍZIMO para os LEVITAS. E hoje quem continua a ROUBAR a DEUS, é os que enganosamente AFIRMAM de que é nós OVELHAS, que roubamos a DEUS, é enganosa a AFIRMAÇÃO de que O DÍZIMO continua sendo para nós os ESCOLHIDOS por DEUS, é enganosa a AFIRMAÇÃO de abrir as janelas dos CÉUS é PROSPERIDADE para as OVELHAS DO SENHOR por dar ou DEVOLVER O DÍZIMO. Abrir as JANELAS DO CÉUS naquela época era CHUVAS, estas de fato eram a CHAVE da PROSPERIDADE naquela época, pois era a CHUVA a PROSPERIDADE NECESSÁRIA PARA O PLANTIO E A COLHEITA.
    Hoje o que DEUS nos ensina esta em 2º AOS CORINTIOS 9. 6 ...., OFERTE SEGUNDO O PRÓPRIO DEUS COLOCA EM NOSSOS CORAÇÕES, AO QUE GANHE MAIS DEUS DIRÁ OFERTE MAIS. AO QUE GANHE MENOS, DEUS DIRÁ OFERTE MENOS. E COM CERTEZA ABSOLUTA, NEM A IGREJA E NEM AS OVELHAS FALTARÁ COISA NENHUMA. E TIAGO. 1. 27 A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
    "O meu POVO DIZ O SENHOR, esta sendo DESTRUÍDO, ENGANADO, por lhes faltar o CONHECIMENTO". OSEIAS 4. 6 DEUS É FIEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns isso mesmo dízimo sempre foi alimento de ano em Ano. Nunca em Dinheiro. Hoje tudo Se dez novo fiz do dízimo

      Excluir
  5. Sendo eu DIZIMISTA, estarei OBEDECENDO OU DESOBEDECENDO A PALAVRA DE DEUS. Lendo TIAGO 2. 10
    Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos” Tiago 2.10
    Os adventistas gostam de perguntar aos evangélicos se eles praticam os outros nove mandamentos do decálogo, por sua vez os evangélicos respondem que sim. Então perguntam por que não guardam também o sábado do decálogo já que este faz parte do quarto mandamento da Lei, o que os evangélicos respondem que o sábado foi cravado na cruz . Afinal a MORTE DE JESUS CRISTO, não nos resgatou de todo o pecado, e de toda a LEI do VELHO TESTAMENTO, que nos leva-vá a MORTE ETERNA. Seguir só o DÍZIMO desta LEI é errar duas vezes. 1º - O DÍZIMO ERA SÓ EM ALIMENTOS, E NUNCA EM DINHEIRO, E SÓ PARA OS JUDEUS. 2º - O DÍZIMO É SÓ UM, DAS VÁRIAS LEIS, SEGUIR SÓ O DÍZIMO E NÃO OS OUTROS, NOS SEPARA DO PERDÃO NOS DADO PELA MORTE DE CRUZ DE JESUS CRISTO. SEGUIR UMA LEI E NÃO TODAS, TIAGO NOS DIZ QUE NEGLIGENCIAMOS A MORTE DE CRISTO.
    Quem esta certo. Pastores que cobram DÍZIMO ou TIAGO 2. 10.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas