Páginas

terça-feira, 5 de setembro de 2017

O Descendente de Daví e a Casa da habitação de Deus



“Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre” (2Samuel 7.12,13).

INTRODUÇÃO

No artigo anterior, falei sobre o desejo de Daví em fazer uma casa para Deus. O Senhor não o permitiu, mas disse que o seu descendente o faria. Assim como Daví, muitos crentes entendem que o Senhor estaria falando de Salomão. Este, aliás, após a morte de Daví edificou uma suntuosa casa que foi o marco na vida religiosa do povo judeu. Mas Salomão se desviou do Senhor e teve seu reino rasgado (1Reis 1.11-31). O templo que ele construiu para habitação de Deus foi queimado por Nabucodonosor quando invadiu Judá e levou o povo cativo para Babilônia. Foi mais tarde reconstruído por Esdras e tempos depois reformado por Herodes. Por fim, esta casa foi definitivamente destruída pelas tropas romanas sob o comando do imperador Tito no ano 70 eC, conforme o próprio Cristo profetizou (Mateus 24.2). Desde então, nenhum outro templo foi erguido em seu lugar. Então, Salomão não poderia ser esse descendente de Daví e o templo erguido por ele não seria a habitação de Deus, uma vez que este foi destruído e não existe mais.

Neste artigo, falarei sobre o descendente de Daví prometido que faria uma casa para a habitação de Deus e como é essa casa. Pra facilitar o estudo, vou por os textos em evidencia, com as devidas referências, mas é bom que a leitura deste seja acompanhada com a leitura da bíblia.

CRISTO, O DESCENDENTE DE DAVÍ PROMETIDO.

Como antecipei no artigo anterior, o descendente qual Deus falou a Daví que lhe edificaria uma casa, seria o Seu próprio Filho Jesus e não Salomão. Por isso que enquanto aqui andou, muitos o chamavam de “Jesus, Filho de Daví” (Mateus 9.27 ; 12.23 ; 15.22). Mateus inicia o seu Evangelho assim: "Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão."  (Mateus 1.1). Os próprios fariseus que eram oponentes do Senhor, também reconheciam pelas Escrituras que o Cristo era o filho de Daví, embora não aceitassem a Jesus como o Messias prometido. “E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus, Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi” (Mateus 22.41,42). Pedro, no seu discurso no dia de Pentecostes, logo após a descida do Espírito Santo, testificou pelas Escrituras que o próprio Daví havia profetizado que esse descendente é o Cristo de Deus e não Salomão. Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono” (Atos 2.29,30). Resumindo, o próprio Senhor testifica que Ele mesmo é o prometido descendente de Daví. "Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã." (Apocalipse 22.16).

Então, está mais que claro que a promessa feita por Jeová a Daví, sobre o descendente que lhe edificaria uma casa para sua habitação, não seria Salomão, mas a Cristo Jesus, o Senhor.

NO TEMPLO DE SALOMÃO, NEM TODOS PODIAM ENTRAR

Salomão edificou um monumental templo adornado de muitas riquezas, mas que foi destruído e não existe mais. Durante o tempo em que esse templo esteve em pé, foi ele chamado de a casa de Deus. Não porque Deus habitasse nele, mas porque esse templo guardava em seu interior a arca do concerto que Deus fez com Israel no deserto. Esta arca era uma figura da presença de Deus em meio ao seu povo de Israel antes da descida do Espírito Santo que veio para habitar na Sua verdadeira casa. Vale salientar que embora aquele templo fosse chamado de a casa de Deus, nem todos tinham o direito de entrar, nem mesmo Jesus, o Filho de Deus pode entrar nele. "Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;" (Hebreus 9.24). Talvez isso seja estranho para alguns, mas os textos nos evangelhos que mostram Jesus no templo, na versão fiel ao original grego, diz que Ele ficava no pátio do templo. E era no pátio do templo que ficavam os pobres, os cegos, os aleijados, as meretrizes e os publicanos. Era nesse espaço que Jesus também ficava e até curava e libertava. Por pertencer a tribo de Judá e não ser levita, o Senhor não poderia adentrar ao interior do templo, pois isso era privilégio apenas dos descendentes de Leví (levitas), segundo a Lei que Ele mesmo veio cumprir.

E ainda, o templo erguido por Salomão foi uma sombra do próprio Cristo onde o Pai habita. "Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras."  (João 14.10). Por isso, Jesus falou com toda a ousadia perante os judeus que se irritaram com Ele quando expulsou os cambistas, soltou os animais e jogou fora o dinheiro da negociação que faziam no pátio do templo: “Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo” (João 2.19-21).

ONDE É A VERDADEIRA CASA DA HABITAÇÃO DE DEUS?

Os escritos do Novo Testamento são claros em afirmar que Deus não habita em templos feitos pelas mãos dos homens (Atos 7.48 ; 17.24). No capitulo 14 do evangelho de João, que registra a conversa de Jesus com seus discípulos sobre a Sua volta ao Pai e a vinda do Espírito Santo para ficar com os seus, um de seus discípulos lhe pergunta: “Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?” (João 14.23). Imediatamente o Senhor dá a resposta: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14. 23). Observe que o Senhor não disse que viria habitar num tabernáculo, numa tenda ou mesmo num templo, como foi no antigo concerto. O Senhor foi claro que viria habitar no crente. Mas é bom que fique claro que não é em qualquer crente, mas naquele que o ama e que guarda a Sua Palavra. O cumprimento dessa promessa teve início no dia do Pentecostes a ainda se cumpre quando Jesus batiza os crentes com o Seu Espírito Santo, passando assim a fazer morada neles.

O batismo com o Espírito Santo é o selo ou a marca de Deus sobre aqueles que lhe pertencem, como diz Paulo: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Efésios 4.30). Por isso, o crente quando batizado se torna a morada de Deus. E, como morada de Deus, precisa se despojar do velho homem, se renovar no espírito e se revestir do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4.22-29). Entristecer o Espírito Santo que em nós habita, não é somente praticar as obras da carne, mas também tentar limitá-lo dentro de quatro paredes que são os inúmeros templos levantados pelos cristãos que afirmam serem estes lugares a casa de Deus. Nesta crença, muitos crentes só fazem suas orações se estiverem nestes lugares, ignorando o que o Senhor falou que o melhor lugar para orar e buscar Sua Presença é em nosso quarto, às portas fechadas (Mateus 6.6).

A IGREJA, CASA DE DEUS NA NOVA ALIANÇA

Depois de Cristo, Paulo foi o apóstolo que mais ensinou sobre a casa de Deus na Nova Aliança. Ao obreiro Timóteo ele ensina que a casa de Deus é a igreja. "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." (1Timóteo 3.15). Infelizmente, ainda há quem entenda e também ensine que a igreja como casa de Deus nesta passagem seja um templo de tijolos e cimento e não pessoas de carne e osso. Sim, a casa de Deus na Nova Aliança, sem dúvida é a Igreja, como falou o Senhor. "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;" (Mateus 16.18). Mas essa igreja não um órgão institucional com CNPJ e seus templos, sendo dirigida por convenções e cleros com papas, bispos e pastores presidentes. Não, a igreja como Casa de Deus é organismo vivo e não organização humana. São pessoas de várias etnias e línguas que estão espalhados pelo mundo, mas que compartilham a mesma fé. Sobre isso Paulo ensina: “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”. (Efésios 2.19-22). Pedro também fala desta casa como sendo formada por “pedras vivas”. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (1Pedro 2.5).

O escritor aos hebreus traça um paralelo entre Cristo e Moisés, falando sobre a fidelidade de ambos sobre a casa de Deus, deixando bem claro que esta casa são pessoas. Foi preciso fazer essa comparação, pois os hebreus ainda seguiam os ensinos de Moisés. Por isso, assim como Moisés foi fiel como servo sobre o povo de Israel que era a casa de Deus, assim também Cristo, como Filho, tem sido fiel sobre a sua própria casa que somos nós, os que cremos. “Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim” (Hebreus 3.6). E ainda, sobre esta casa que somos nós, Cristo é o grande e eterno sacerdote, que salva os que a Ele se chegam, vivendo sempre para interceder por eles (Hebreus 7.25 ; 10.21). Aleluia.

OS CRENTES SÃO O TEMPLO DO DEUS VIVO

O apóstolo Paulo, exaustivamente ensinou que a casa de Deus ou o templo onde Ele habita são os crentes e não edifícios feitos pelas mãos dos homens. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1Corintios 3.16,17). Observe a séria advertência sobre aquele que destruir esse templo. "Deus também o destruirá".  Porém, de que maneira alguém poderá destruir esse templo que é a igreja (pessoas), a morada de Deus? No contexto do capítulo 3, Paulo mostra que é carnalidade evidenciada na divisão do corpo de Cristo e que é promovida por homens que querem formar seus próprios ministérios. E, com isso é claro, fundarem suas próprias igrejas, como objetivo de obterem lucros por intermédio das ovelhas de Cristo. (1Timóteo 6.3-5). A igreja em Corinto teve a sua unidade ameaçada por todo o tipo de inveja e discórdia, chegando ao ponto de os membros imitarem os padrões mundanos, criando suas próprias lideranças (1Corintios 3.1-5). Porém, Paulo deu um basta nisto, mostrando que o único fundamento da igreja é o próprio Cristo e, tanto ele como seus companheiros de missão, eram apenas colaboradores de Deus na igreja que é a lavoura e edifício de Deus (1Corintios 3.9).

Paulo agiu dessa maneira, pois aprendeu do próprio Senhor que a divisão no corpo de Cristo que é a igreja, é uma das maneiras de destruir esse templo. Na sua oração sacerdotal, Jesus pediu pela Sua igreja: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste." (João 17. 21).

Mas, o que dizer das inúmeras denominações nos dias atuais, com suas diferentes nomenclaturas, doutrinas e estatutos particulares? Não seria um atentado a unidade do templo de Deus?

Paulo ainda mostra que outra maneira de destruir o templo de Deus é expor o próprio corpo as ações pecaminosas deste mundo. Como templo de Deus, devemos zelar pelo nosso corpo, a fim de que a morada do Espírito Santo não seja de maneira nenhuma profanada.  "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo." (1Tessalonicenses 5.23). Porém, quando consciente ou mesmo inadvertidamente o crente se envolve na prostituição ou em adultério, esse templo é profanado e destruído. Eis o que ensina Paulo sobre isso: "Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1Coríntios 6.19).

CONCLUSÃO

Neste artigo procurei de forma clara e elucidativa mostrar que o grande Deus, criador de todas as coisas não habita em templos feitos pelas mãos humanas, conforme o novo testamento também nos ensina. Mostrei com as devidas referencias que a promessa feita por Deus a Daví, que o seu descendente que lhe faria uma habitação, não foi Salomão, mas o próprio Filho de Deus, Cristo Jesus. E esta casa que Cristo edificou e onde Deus habita é a Sua Igreja. A Igreja é um único corpo sem divisões. Individualmente somos membros deste corpo, devendo manter comunhão com os demais membros para o perfeito funcionamento do corpo. Há quem diga que sozinhos não somos igreja, mas, independente da distancia física que possamos estar de outros membros, temos que ter a certeza que o Espírito Santo habita em cada um de nós, pela obediência à Sua Palavra.

“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer."  (1Coríntios 1.10).

Em Cristo,

Reginaldo Barbosa
Santa Bárbara do Pará – Brasil

Fonte de pesquisa: Bíblia Almeida Corrigida Fiel (ACF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas