Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O modelo de Jesus para a Sua Igreja

Por que há tantas igrejas? Qual é a certa, ou são todas certas? Devo participar de uma igreja para agradar a Deus? Por causa da desnorteante quantidade de opções no mundo religioso, mais e mais pessoas estão fazendo perguntas como estas.

Para responder, vamos voltar ao começo e examinar o Novo Testamento. Por enquanto, esqueça o que você sabe a respeito de religião e considere, de novo, o padrão do evangelho pregado por Cristo e seus apóstolos.

Durante sua vida na terra, Jesus escolheu 12 homens, chamados apóstolos, para revelar e espalhar a mensagem depois de sua ascensão. Começando em Atos 2, estes homens pregaram e ensinaram o evangelho em Jerusalém. Logo, outros seguidores de Cristo estavam indo de lugar a lugar, ensinando a mesma mensagem. Olhemos para a cidade de Antioquia na Síria como um modelo do que aconteceu quando o evangelho foi recebido (Atos 11:19-26). Vários cristãos foram a Antioquia. Eles pregaram o evangelho do Senhor Jesus (v. 20). Muitos foram convertidos ao Senhor (v. 21). Os novos convertidos foram exortados a permanecer no Senhor (v. 23). Como resultado, muitas pessoas foram unidas ao Senhor (v. 24). O que é ressaltado, em tudo isto, é claramente o Senhor: Pregando o Senhor, conversão ao Senhor e lealdade ao Senhor. A próxima coisa que lemos no texto é a igreja se reunindo lá. Evidentemente, aqueles convertidos ao Senhor se juntavam, reuniam-se e trabalhavam juntos, como uma igreja (congregação). Esta igreja logo recolheu dinheiro para mandar aos irmãos pobres em outra cidade (Atos 11:27-30). Mais tarde, a igreja mandou dois de seus cinco profetas e mestres para espalhar o evangelho em outras áreas (Atos 13-14). Estes dois, Barnabé e Paulo, pregaram a Jesus em muitas outras cidades e assim logo, nelas também, haviam igrejas. (Atos 14:23). Enquanto Paulo e Barnabé, alegremente, relatavam à igreja de Antioquia sobre o trabalho do Senhor durante a viagem (Atos 14:27), não há nenhuma indicação de que a igreja de Antioquia exercesse qualquer controle sobre estas outras igrejas. Ao contrário, presbíteros (também chamados bispos e pastores, na Bíblia) foram apontados dentro de cada uma destas próprias igrejas para superintender a congregação (Atos 14:23). Nunca, na Bíblia, os presbíteros foram autorizados a superintender mais do que a congregação dentro da qual haviam sido selecionados (Atos 20:28; 1 Pedro 5:1-3).

Como é típico na história dos homens, algumas mudanças entraram gradativamente e desviaram os Cristãos deste modelo original. Pouco a pouco, o desenvolvimento de uma organização foi se extendendo acima das igrejas. Grupos de homens e igrejas mais importantes começaram a controlar as outras igrejas. As igrejas começaram a se tornarem parte de uma hierarquia. A lealdade a Cristo foi substituída pela lealdade à "igreja". Uma extrema reação contra este erro levou o outro abuso ao plano de Deus. Alguns decidiram que não era necessário fazer parte de qualquer congregação e tentaram servir a Deus sozinhos, sem adoração ou trabalho com outros cristáos. Como podemos servir a Deus em um mundo cheio de tais desvios da vontade de Deus?

Voltemos

Que os homens pudessem apartar-se do padrão de Deus, não é surpresa. Repetidamente, no Velho Testamento, o povo se extraviou de sua palavra. Cada vez, profetas de Deus como Isaías (44:22; 55:6-7), Jeremias (3:12-14; 6:16; 35:15), Ezequiel (14:6; 18:30-32) e Joel (2:12-13) chamaram o povo de volta ao plano original de Deus. Cada vez que os israelitas se desviavam de seu padrão, homens devotos conduziam a nação a abandonar as alterações e retornar à vontade revelada por Deus. Davi (1 Crônicas 13), Ezequias (2 Crônicas 29-31), Josias (2 Reis 22-23), Esdras (9-10) e Neemias (8-10, 13), todos ajudaram o povo a voltar ao plano original de Deus. Cada vez, a meta foi uma imitação completa do padrão revelado.

A solução para um mundo religioso, que nestes dias está  por demais extraviado da vontade de Jesus Cristo, é voltar ao padrão da Bíblia. Jesus chamou a palavra de Deus: a semente (Lucas 8:11). Uma das qualidades interessantes da semente é que a planta que dela resulta, quando é plantada, é sempre a mesma, não importa quando ou onde ela é semeada. Se plantarmos hoje a semente pura (a palavra de Deus), conseguiremos o mesmo efeito que a palavra produziu no primeiro século. Quando o resultado for grupos religiosos e organizações desconhecidos no Novo Testamento, a causa é que foram semeados outros ensinamentos, além do puro evangelho.

Imagine que você e eu sejamos abandonados numa ilha desabitada. Não temos nenhum conhecimento de religião. Um dia, uma Bíblia chega na praia e começamos a lê-la, estudá-la e decidimos seguir o que ela ensina. Sem qualquer conhecimento de religião, apenas com a pura semente do evangelho plantada em nossos corações, o que faríamos? Decidiríamos seguir a Jesus em nossa vida, submetendo-nos a seu ensinamento. Reunir-nos-íamos como uma congregação para adorar juntos e servir o Senhor. Talvez decidíssemos ir a outros lugares para ensinar pessoas a seguir a Jesus. Mas que tipo de igreja decidiríamos tornar-nos? Esta questão jamais passaria pela nossa mente. Sem conhecimentos das modificações humanas, jamais pensaríamos em ser qualquer outra coisa que não fosse uma igreja de Jesus Cristo, servindo-o independentemente e seguindo seu ensinamento. Para nós, que bem sabemos das modificações que os homens têm feito no evangelho, nosso alvo deveria ser igual: servir ao Senhor exatamente do mesmo modo que as Escrituras ensinam, sem se importar com o que outros fazem.

Princípios básicos

Mantenha a ênfase em Cristo. Em nossa sociedade, a lealdade às igrejas toma o lugar da lealdade a Cristo. Algumas pessoas colocam a igreja acima de Jesus Cristo e servem a igreja acima de tudo. Estas pessoas pensam sobre seu serviço a Deus em termos de encontrar a igreja, juntar-se à igreja, e permanecer fiéis à igreja. Apostasia, para eles, é deixar a igreja. Em termos bíblicos, a igreja é simplesmente aqueles que estão seguindo a Jesus, a família de Deus. Nosso foco, ênfase, e lealdade são com o Cristo. Outras pessoas colocam a igreja entre Cristo e o homem, pensando nela como uma instituição através da qual Deus fala ao homem e o homem a Deus. Mas Cristo é o único mediador entre Deus e o homem (1 Timóteo 2:5). Eu não procuro Deus através da igreja; a igreja é o povo que está procurando e seguindo a Deus. Cristo, não a igreja, tem que dominar nossas vidas.

Veja o lugar da igreja (congregação) no plano de Deus. Deus planejou que os cristãos haveriam de servi-lo com outros cristãos, como uma parte de um grupo de discípulos. Ele esperou que as igrejas se reunissem para adorar, juntar seus recursos para trabalhar, procurar homens qualificados para ensinar, e encorajar uns aos outros à fidelidade (Atos 2:42-47; 4:32-37; 11:26-30; 14:23; 20:7; 1 Coríntios 16:1-2; Hebreus 10:24-25; etc.). Eu sou parte de uma igreja porque Cristo ordenou. Tentar ser um cristão sozinho, sem ser parte de uma congregação, é ignorar as instruções de quase todos os livros, desde Atos até o Apocalipse, todos os quais foram escritos para as igrejas, ou para dar instruções sobre a determinação de Deus para as igrejas. Não podemos colocar a igreja no lugar de Cristo como Senhor. Mas, antes, em obediência a Cristo, submetemo-nos ao plano que ele revelou a respeito das atividades dos cristãos.

Evite pensamentos errados. O conceito de uma estrutura hierárquica entre igrejas, de tal maneira penetra em nossa sociedade que é difícil de evitar. A Bíblia não ensina o conceito de uma igreja sendo parte de um grupo de igrejas. Assim como não devemos pensar que a igreja seja a mediadora entre o homem e Deus, não devemos pensar em alguma organização como mediadora entre a congregação e Deus. Cada igreja, que segue a Cristo, segui-lo-á diretamente, sem lealdade a qualquer grupo ou rede de igrejas.

Seja parte de uma igreja que siga o padrão da Bíblia. Já no tempo em que João escreveu o livro do Apocalipse, algumas igrejas estavam se extraviando do padrão (Apocalipse 2-3). Visto que eu não posso participar, nem encorajar práticas fora das Escrituras (Efésios 5:11; 2 Coríntios 6:14-7:1; 2 João 9-11), eu não posso fazer parte de uma igreja que não é fiel à palavra de Deus. Graças a Deus, temos, ainda, a semente pura. É possível a uma igreja seguir a palavra de Deus e voltar ao caminho de Deus, como os israelitas fizeram em muitas ocasiões. É ainda possível para indivíduos se reunirem e começarem uma igreja que se conforme com a vontade de Deus. Os apelos e exemplos de muitos homens de Deus foram relatados na Bíblia, para ensinar-nos e motivar-nos a seguir o caminho de volta ao padrão do Senhor.

Voltemos e sirvamos a Deus exatamente como os cristãos o fizeram no primeiro século.

Por Gary Fisher em Estudos da Bíblia


2 comentários:

  1. Meu nome é Douglas. Tenho 40 anos. Fui frequentador da administração por quase 30 anos. E depois que pedi sabedoria, discernimento e interpretação da palavra recebi o conhecimento que tenho hoje. O véu dos meus olhos se rasgaram e pude enxergar a verdade. E concluí que não posso ser participante de uma igreja corrompida e que doutrina as pessoas com ensinos e práticas que vão contra os ensinamentos dados pelo Messias. Muito do que lemos nas escrituras sobre as reuniões de irmãos de longe tinha esse caráter institucional que vemos hoje. Num tempo em que ser um convertido era perigoso por conta da perseguição, a única forma de dar apoio material e espiritual era se escondendo em pequenos grupos em casas para receber esse apoio. Na atualidade a situação é muito diferente, sob a falsa sensação de paz e liberdade, os formadores de instituições religiosas alcançam milhares de pessoas não por suas necessidades espirituais, mas por seu medo,ganância e culpa. Não podemos negar que o mundo evoluiu. E pra muitos hoje a necessidade de comida não é mais importante que uma casa, um carro, estabilidade financeira. E para todos esses existe uma denominação que pode lhes dar o caminho para alcançar seus mais ambiciosos desejos. A verdade é que a Igreja modelo hoje que ajuda os necessitados está espalhapda em todo o mundo. São pessoas que tem o Espírito Santo de Deus e ouvem sua voz mesmo não estando nessas congregações. Pois Deus sempre dá uma oportunidade para um filho seu ajudar um necessitado, seja de uma palavra de consolo, seja de roupas, alimentos, pagando uma conta, enfim. A igreja de Deus somos nós e somos milhões no planeta. Nossas necessidades são providas por Ele mesmo quando não percebemos. Se há alguém que precise de sabedoria e entendimento para compreender isso que peça a Deus que ele dá. Sempre que posso me reúno com pessoas que frequentam reuniões procurando demonstrar como são escravizadas por sua própria vaidade e por quem quer viver da falta de entendimento de quem frequenta suas reuniões. A verdadeira Igreja somos nós. Devemos ser igreja, pura, Santa e imaculada, como a noiva que espera o seu Senhor. Não se prostituindo com os prazeres oferecidos nesses lugares onde se exige uma obediência cega aos seus líderes religiosos e o pagamento da manutenção. "Que para os membros não é obrigatório", segundo o discurso deles. Devemos ficar atentos para que ninguém nos engane.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são liberados e publicados automaticamente. Porém, serão excluidos se houver falta de respeito ou palavras obscenas